segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Pescadores Artesanais Ocupam Ministério do Trabalho


Comunidades pesqueiras deixam funcionários sitiados por mais de cinco horas na sede do Posto em Petrolândia – PE.

Cerca de 600 famílias de pescadores artesanais ocuparam no dia de hoje (26/02/07) o posto do Ministério do Trabalho no município de Petrolândia a 450 km de Recife. Os pescadores desde o dia 02 de novembro de 2006 estão proibidos de pescar por causa do período de reprodução do pescado, mas até o momento ainda não conseguiram receber o seguro defeso por causa da morosidade do Ministério do Trabalho.

Os pescadores ao chegarem na sede do posto foram informados, que somente na ultima sexta-feira dia 23/02 o chefe do posto Adeilton Nunes havia encaminhado os documentos dos pescadores, mas, ainda existiam formulários sem ter sido enviado. Os pescadores decidiram permanecerem acampados na sede até o protocolo dos formulários restantes nos correios. O Ministério alega atraso no repasse dos formulários e a falta de estrutura do posto. “Existe somente três funcionários para fazer o trabalho”, disse o chefe do posto, Adeilton Nunes. Alegando que já solicitou da prefeitura funcionários para trabalharem no Ministério. Ao telefonar para a sede em Recife, o diretor Augusto César assegurou que os pescadores estariam recebendo o seguro em dez dias.

Muitas famílias passam fome e já não podem mais pegar alimento no mercado. “Se a gente receber o seguro defeso nem vai dá pra pagar as contas no mercado. Será que eles não conseguem ver o nosso lado?”, indagou a pescadora Aparecida Rodrigues. Os pescadores artesanais aproveitaram o protesto pra gritar contra o projeto de transposição do São Francisco. “Tem pescadores que nem tem água tratada na beira do Rio. Lá na vila dos pescadores no Icó Mandantes, o povo tá com fome e sede e ainda vão ser expulso do local por causa da tal transposição”. Disse, Maria Conceição, pescadora. Sem ter local pra mora, impedidos de pescar e com problemas de acesso as terras de beira rio, os pescadores denunciaram e, gritaram por dignidade e respeito.

Petrolândia, 26/02/07.
Colônia de Pescadores – Z23
Conselho Pastoral dos Pescadores.