quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Campanha por uma Verdadeira Revitalização


Núcleos de Articulação Popular se preparam para embate

Núcleo Paulo Afonso: cerca de nove municípios na divisa dos Estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas, reúnem-se com diversos grupos e organizações para discutir sobre o projeto de transposição. Para dar corpo a organização do Núcleo Paulo Afonso/Petrolândia que compõe o Fórum de Articulação Popular na região do Baixo São Francisco, vários municípios se reúnem para alinhar a discussão a cerca da situação do Rio, a situação do bioma caatinga nesse território. Em Jeremoabo/BA professores, alunos e comunidades definiram a organização de uma rede de discussão para se inserir melhor no processo de discussão no Fórum. Em Delmiro Gouvéia/AL, estudantes e pessoas ligadas a comunidade local, debateram o assunto e estão interessados de participar e atuar de forma mais sistemática sobre o assunto. Ainda neste Município em reunião do Pólo Sindical Rural do Alto Sertão Alagoano, juntamente com a CONTAG Nacional com a presença do vice-presidente Alberto, os sindicalistas cobraram a necessidade do movimento sindical discutir o assunto, diversos debates estão programados para a região. Petrolândia/PE, realizou no ultimo dia 26/02 manifestação com os pescadores artesanais que ocuparam o Ministério do Trabalho exigindo liberação do seguro defeso. Aproveitou-se para dar o recado contrário a transposição. Organizações em Paulo Afonso se articulam para realização do 8 de Março dia Internacional da Mulher.
Núcleo de Palmeira dos Índios: O núcleo nesta região se prepara para organizar o lançamento da Via Campesina no Estado de Alagoas, dia 07 de março, vários Movimentos Sociais aproveitarão para debater sobre o Projeto de Transposição. O Núcleo terá reunião neste próximo dia 06 com o Bispo Diocesano.
Núcleo Dimas e Calumbi: articulados em 9 municípios as organizações e comunidades estão trabalhando no levantamento de recursos para viabilizar a viagem a Brasília em função da mobilização contra a transposição.
Núcleo da Foz: diversas organizações também se articulam para levantar recursos para Mobilização em Brasília.