sexta-feira, agosto 01, 2008

PESCADORES E PESCADORAS DA BAHIA!


Hoje, estamos vivendo um dos momentos mais desafiadores da história dos pescadores do Brasil. Como se não bastasse o grande prejuízo que os ricos trouxeram para nossa pescaria com suas indústrias, barragens, fazendas de camarão, agrotóxicos... Agora, eles querem nos prejudicar muito mais: seus planos são PRIVATIZAR O MAR E OS RIOS! Querem implantar grandes fazendas de criação de peixe e cercar os lugares onde pescamos.

Com o projeto bijupirá os ricos desejam copiar o projeto salmão que trouxe grande prejuízo para as comunidades pesqueiras do Chile. Lá, os ricos ficaram ainda mais ricos e as comunidades pesqueiras estão impedidas de pescar.

Fato tão grave assim na história do Brasil, apenas pode ser comparado com a lei de terras em 1850. Ela determinou que o acesso às terras só por meio da compra. Como os Índios, Negros e Pobres não podiam comprar, as terras ficaram concentradas na mão de poucos. Nós sofremos as conseqüências desta lei até hoje. Esta situação gerou muita violência no campo e conflitos sociais como bem conhecemos.

Hoje, estão inventando uma lei chamada de cessão das águas públicas. Eles não querem ver que as águas públicas já estão cedidas para os pescadores e pescadoras desde o tempo de nossos ancestrais. A ganância dos ricos é tão grande que estão de olho no MAR e nos RIOS. Nós não somos bobos. Conhecemos seus planos... Enganar... Exportar... Acumular riquezas... Colocar cercas no MAR e nos RIOS... São esses os seus planos!

Está em nossas mãos a resistência! Vamos fortalecer nossas comunidades e nossa organização! Alguns vão se vender... Alguns serão enganados e ficarão do lado dos ricos... Mas vamos pra rua e gritar bem alto e com certeza Vamos vencer esta luta!


MINISTÉRIO: SIM!

PRIVATIZAÇÃO DO MAR E DOS RIOS: NÃO!