segunda-feira, março 05, 2007

Arquidiocese de Aracaju assume Campanha contra Transposição, como ação concreta da CF 2007




Senhor Presidente da República
Luiz Inácio Lula da Silva

Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça
Rafhael de Barros Ribeiro Dormelles

Excelentíssimos Senhores,

Nós das Pastorais, Movimentos Sociais, Organizações Populares, Povos e Comunidades Tradicionais unidos na solidariedade, característica própria do povo Nordestino, acreditamos ser necessário um projeto verdadeiro de Revitalização para a Bacia do São Francisco e de Convivência com o Semi-Árido que considerem as tecnologias apropriadas para cada região, que respeitem a vida e o meio ambiente.

Não acreditamos no projeto de transposição do Rio São Francisco, pois constatamos todos os dias o próprio povo ribeirinho passando necessidade de água por causa da concentração nos latifúndios de beira rio e de sua má distribuição. Se nosso povo barranqueiro passa sede, quem garante que o povo do setentrional terá água para resolver seus problemas de necessidade? Esse tipo de desenvolvimento proposto, só trás prejuízos à natureza e a seu povo.

Acreditamos num crescimento que signifique mais riqueza partilhada para todos e melhores condições de saúde, educação, moradia, terra, trabalho e lazer. A ANA – Agência Nacional da Água em seu Atlas apontou um caminho mais eficiente que melhor atende as necessidades das populações do semi-árido que realmente necessitam de água. Implementar essas tecnologias poderá ser um legado mais legitimo e sério.

Apelamos as Vossas Excelências, pela sua história de coragem na luta do povo, que não leve adiante esse projeto de transposição, que interfere na natureza da vida, desrespeita as populações e viola direitos dos povos e comunidades tradicionais. Neste momento onde explode o perigo do aquecimento global não é possível interferir mais na natureza. Não podemos deixar que o Velho Chico, já tão sofrido, seja alvo de mais uma intervenção. A Natureza grita, o povo ribeirinho grita por Revitalização e o Povo do Sertão Nordestino conclama pelo Projeto de Convivência com o Semi-Árido.
Paz e Bem.
Obs.: este manifesto estará sendo enviado ao Presidente da República e ao Supremo Tribunal Federal. Participe e também encaminhe está carta para os seguinte endereços:
Presidente: Luiz Inácio Lula da Silva
Palácio do Planalto, 4o. Andar. CEP: 70.150-900 DF
Presidente do STJ: Rafhael de Barros Ribeiro Dormelles
SAFS Q.6. Lote I, Trecho III. CEP: 70.095-900 DF