quarta-feira, abril 18, 2007

Negociações continuam e manifestantes mantêm ocupação na sede da Codevasf

Dentro das ações do chamado ‘abril vermelho’ e da campanha pela revitalização e contra a transposição do rio São Francisco, organizações e movimentos sociais mantêm a ocupação na 2ª Superintendência Regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa (BA). A entidade foi ocupada ontem por 600 pessoas e as negociações foram reiniciadas na manhã de hoje (17). Dentro do prédio, manifestantes passam por processos de formação e debate.

A rodada de negociação, que terminou no início da tarde, serviu para os órgãos públicos definirem quais serão responsáveis por encaminhar os pontos reivindicados. Está mantida audiência com o Incra estadual dia 24, na qual deve participar outros órgãos, como a Gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU). São negociadas audiências com Codevasf, Superintendência de Recursos Hídricos da Bahia, Diretoria Regional de Educação, Secretarias Municipais de Educação – de 15 municípios.

A comissão de negociação da mobilização se reuniu com Antonio Carlos Monteiro, responsável pela área de Revitalização – na segunda regional da Codevasf, Manoel da Rocha de Oliveira, chefe do escritório regional do Ibama, e Hamilton Félix, chefe da Unidade Avançada do Incra no Oeste baiano.

A comissão é formada por representantes do Movimento Estadual dos Trabalhadores Assentados Acampados e Quilombolas da Bahia (CETA) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT), e o envolvimento de quilombolas, representas de Reservas Extrativistas e da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).

Formação dentro da ocupação
Cerca de 500 trabalhadores, entre os 600 que participam da ocupação da Codevasf, no oeste baiano, participaram de uma formação, hoje de manhã. O tema trabalhado foi o projeto de transposição, o que é e quem poderá ser beneficiado. Durante momento de debate a maioria argumentou sobre as necessidades de recuperação sócio-ambiental que deveriam estar na pauta do governo federal. Os participantes ainda apontaram ações com poucos resultados significativos ou baseados em modelos ultrapassados de desenvolvimento, que estariam sendo trocados pelo projeto de transposição.

A tarde haverá outro momento de formação, dessa vez o tema trabalhado será agro-combustíveis, o que são e como a expansão do modelo baseado na monocultura têm significado piores condições de trabalho, além da morte de biomas.

Funcionamento da Codevasf
A Segunda Regional da Codevasf permanece ocupada até que a pauta de reivindicações seja cumprida. O trabalho interno da entidade está parcialmente mantido. As 600 pessoas que participam do ato concordaram em desocupar determinadas salas. Alguns funcionários ainda retornaram ao trabalho hoje, mas serviços como o atendimento ao publico estão suspensos.

Maiores informações/ Contatos:
Marcelo – MAB:
Florisvaldo – CETA:
Samuel Britto – CPT: (35)91216272
Clarice Maia – Comunicação Articulação Popular: (71)92125024
Raquel Barbosa (PJMP) – (77) 88072038
Lúcia (CETA) – (77) 99672134