segunda-feira, abril 09, 2007

Nóticias do São Francisco


) Ontem, dia 05/042007, em Belo Horizonte , PEREIRA DA VIOLA, grande violeiro, cantor e compositor, no lançamento de seu mais novo CD, o AKPALÔ, agradeceu a todos que estão na luta CONTRA A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. Disse que a Transposição não pode ser feita, é uma enganação, um crime ambiental e social. "O rio São Francisco clama é por Revitalização", alertou Pereira da Viola. Foi aplaudido fortemente por cerca de 2 mil pessoas presentes no show. Cf. http://www.pereiradaviola.com.br/

2) Em Pirapora e Buritizeiro/MG, ouvimos os relatos de pescadores que pescam há 15, 20, 30 ou 35 anos no rio São Francisco. Todos dizem: "o rio São Francisco está morrendo. Nos últimos 40 anos já perdeu cerca de 40% do seu volume de água. Está cada vez mais raso, estreito e assoreado. Uma infinidade de ilhas existentes hoje não existia no passado. Em assoreamento são 18 milhões de toneladas de areia e terra que o rio está recebendo todos os anos. O rio está sendo sepultado vivo. As matas ciliares acabaram. Os vazanteiros tiveram que migrar para as favelas, pois as cheias quase não existem mais e, por isso, a pesca e a agricultura nas várzeas estão ficando inviáveis."

Enfim, o governo Lula precisa ter a humildade de ouvir a sabedoria popular. O povo tem um saber com sabor de humanidade. Há alternativa à Transposição, projeto faraônico e insano. A própria Agência Nacional de Águas - ANA - no ATLAS DO NORDESTE propõe realizar 530 obras, entre as quais 1 milhão de cisternas para captação de água da chuva para implementar um PROJETO DE CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO. E fazer a REVITALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO, é claro. Só pode ser libertador o que vem de baixo pra cima e de dentro pra fora.
Cf. a foto, abaixo e em anexo. A fotografia mostra o que os pescadores afirmam: O Rio São Francisco enfraquecido e morrendo. A Transposição, se feita, será um grande crime ambiental e social.

Um abraço terno. Frei Gilvander Moreiraemail: http://br.f542.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=freigilvander@pcse.com.br