terça-feira, abril 24, 2007

Agenda de Atividades do Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco

23/04
Via Campesina
Alto - Reunião da Via Campesina regional, em Montes Claros (MG), para avaliação e planejamento de ações conjuntas das organizações e movimentos que a compõem.

Audiência com ministro
Salvador – Movimentos envolvidos na ocupação da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa (BA), participam de audiência com ministro da Integração, Geddel Vieira Lima.

23 a 27/04
Formação de lideranças
Salvador – Seminário de formação da Pastoral Afro, de Salvador, inicia discussão sobre a transposição, essa semana. Às quintas-feiras o assunto deverá ser aprofundado.

23 a 29/04
Semana da caatinga
Baixo – Atividades comemorativas à semana da caatinga, em Paulo Afonso (BA).

24/04
Desdobramento da ocupação na Codevasf
Médio – A representação das organizações e movimentos envolvidos na ocupação da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa (BA), tem mais uma audiência, entre as que foram reivindicadas. Dessa vez, com a área que trata da revitalização na Codevasf, Gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU) e Superintendência de Patrimônio da União (SPU).

Reunião de núcleo
Submédio – Grupo que forma o núcleo de articulação na região do submédio São Francisco se reúne e traça novas estratégias de ação.

25/04
Audiência Pública
Submédio – Audiência Pública em Juazeiro (BA), para debater questões em torno da lei ambiental do estado da Bahia. O proponente é a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH).



25 a 28/04
Expedição ao oeste baiano
Médio – Representantes de organizações e movimentos sociais do médio São Francisco participam de expedição no oeste baiano. Um dos propósitos é mapear e diagnosticar o impacto causado no meio ambiente pela expansão do agronegócio.

26/04
Religiosos contra a transposição
Baixo – Romaria diocesana, em Japaratuba (SE), com a participação das paróquias da diocese de Propriá (SE) e do núcleo de articulação da foz. Haverá ato religioso para marcar o posicionamento contrário daquelas comunidades ao projeto de transposição do rio São Francisco.

Pastoral da Terra e Pastoral dos Pescadores
Baixo – Reunião, em Petrolândia (PE), com bispo da diocese de Floresta (PE), marca as atividades das equipes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) que iniciaram trabalho pastoral de base naquela região. A diocese tem posição contrária ao projeto de transposição.

26 e 27/04
Assembléia
Submédio – Assembléia dos trabalhadores de Casa Nova (BA).



São Francisco Vivo: Terra, Água, Rio e Povo!