quinta-feira, maio 03, 2007

Campanha contra a Transposição por uma Verdadeira Revitalização

1º. De Maio é Marcado com posição contra a Transposição
Na Comunidade do Retiro – município de Nova Glória – Bahia, cerca de 200 pessoas participaram de celebração eucarística em comemoração ao dia do Trabalhador. Após a Celebração entre cantorias e falas de protesto, as pessoas gritaram o coro contra a transposição do Rio São Francisco. O lema levado de canto a canto na bacia, foi destaque nas faixas que marcaram este dia: São Francisco Vivo: Terra, Água, Rio e Povo! O protesto teve a participação de tendências do Partido dos Trabalhadores, PCdoB, Associação de Professores, Pastoral Rural e de Reassentados, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros.

Núcleo de Articulação Popular discute barragem e usina nuclear no Baixo São Francisco
O Encontro do Núcleo que compõe cerca de nove municípios da região do Sertão de Alagoas e Sergipe, reuniu cerca 90 pessoas nos dias 21 e 22 de abril de 2007 em Pão de Açúcar-AL, ligadas as comunidades rurais e urbanas, povo indígena, sindicatos de trabalhadores rurais, professores, colônia de pescadores artesanais, federações, estudantes, grupos cooperativos, associações, grupo de teatro, ONGs, donas de casa, ribeirinhos e caatingueiros. O encontro discutiu incrementos para a construção do projeto popular de revitalização para o Baixo São Francisco, estratégias de enfrentamentos à construção da barragem de Pão de Açúcar, Usina Nuclear na região de Xingó e as ameaças do projeto de transposição do Rio São Francisco.

Seminário discutiu desafios do projeto de transposição
A Central das Organizações de Agricultura Familiar do Baixo São Francisco, Rede de Educação Cidadã e o Instituto Paulo Freire organizou nos dia 28 e 29 de Abril na cidade de Penedo Seminário Micro Regional, onde discutiu as Causas e Efeitos aos Povos do São Francisco com o projeto de transposição, assessorado pelo ambientalista Anivaldo Miranda. Outros temas foram abordados como: os Impactos Ambientais do Rio São Francisco na cidade de Penedo, que teve como palestrante a jornalista Alessandra Araújo e uma recuperação histórica de Luta dos Movimentos Sociais sobre o tema da transposição realizada por Alzení Tomáz do CPP NE – Articuladora Popular do Baixo São Francisco. O promotor do Ministério Público de Sergipe, Eduardo Matos, também participou, expondo os remédios jurídicos no contesto do meio ambiente e a transposição. A assembléia popular discutiu entre outras coisas, ações de articulação regional na região do Baixo São Francisco, nos municípios de Penedo, Traipu, São Brás, Porto Real do Colégio, Igreja Nova e Piaçabuçu.

As Caatingas: Debate sobre a Ecorregião do Raso da Catarina
Nos dias 27 a 29 de Abril em Paulo Afonso cerca de 200 pessoas participaram do Seminário que discutiu o tema do bioma caatinga, suas riquezas, suas gentes, cultura, sua fauna e flora, seus conflitos socioambientais e as políticas publicas pensadas para as caatingas. A caatinga ainda não foi reconhecida como um bioma. O Raso da Catarina é uma área de conservação, em seu entorno existem varias comunidades tradicionais: pescadores, fundo de pasto, comunidades indígenas e quilombolas, seu ambiente se encontra ameaçado pelos latifúndios e depredação do meio ambiente. A arara-azul, a baraúna, aroeira e outras se encontram ameaçados.

ONG Mandacaru aprofunda tema sobre a transposição
Com o objetivo de multiplicar a discussão sobre o projeto de transposição e as questões relacionadas ao Rio São Francisco, jovens da ONG Mandacaru situada nos bairros do BTN em Paulo Afonso, aprofunda a discussão para levar às escolas. O tema, vem sendo foco de debates e articulação na luta pelo enfrentamento ao projeto de transposição imposta pelo governo federal.

Curso de Estudo também debate transposição
Uma sala de quase 60 alunos no bairro Jardim Bahia em Paulo Afonso, que se preparam para o vestibular, também debateu o projeto de transposição do rio São Francisco e suas conseqüências