terça-feira, maio 08, 2007

Trabalhadores ocupam Codevasf e exigem cumprimento de acordos

Juazeiro – Desde ontem (07) mais de 1,5 mil trabalhadores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) mantém ocupação nas sedes da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) de Juazeiro e Barreiras, na Bahia. Eles exigem infra-estrutura para assentamentos e acampamentos, além do cumprimento do acordo de assentar 800 famílias na área do projeto Salitre. Em Bom Jesus da Lapa a ocupação não aconteceu por questões internas.

Na quarta-feira (09), às 10h, haverá audiência em Brasília entre três representantes do MST e um do Movimento Estadual dos Trabalhadores Assentados Acampados e Quilombolas da Bahia (CETA), com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, Ouvidoria Agrária Nacional, presidência da Codevasf, superintendentes do Incra nacional e da Bahia.

Datas recentes
Dia 01/04
– Inicia ocupação na área do projeto Salitre, em Juazeiro (BA), pelas famílias ligadas ao MST. Dia 07/05 ocupação já chega a ter mais de 900 famílias.

Dia 14/04 – Inicia ocupação do projeto Pontal Sul, em Pernambuco, pelas famílias ligadas ao MST. No dia 07/05 a ocupação já contava com mais de 2,5 mil famílias.

Dia 23/04 – Audiência, em Salvador, entre o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, com representantes do MST, que negociavam pauta referente ao projeto Salitre, do CETA e da CPT, que negociavam pontos sobre a revitalização do rio São Francisco e outros acordados durante ocupação da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA).

A reunião termina em menos de vinte minutos, após o ministro exigir a desocupação da área do Salitre, dar tapas na mesa e gritar com os representantes dos movimentos.

Dias 02 e 03/05 – Audiência, em Brasília, dos representantes do MST com ministro Geddel Vieira Lima, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Codevasf e Incra. Novamente Geddel afirma que área do projeto Salitre e do Projeto Pontal Sul (PE) é para a instalação de empresas e não de pequenos agricultores.

Dia 07/05 – Em Juazeiro o MST ocupa a sede da Codevasf, sem prazo para sair, com 700 pessoas e com o apoio de entidades que fazem campanha pela revitalização e contra a transposição do rio São Francisco: MPA, CPT, CPP, Sintagro, entre outras. Em Barreiras o MST ocupa a sede da Codevasf, com cerca de mil trabalhadores.

- É acordada audiência, em Brasília, para a quarta-feira (09), às 10h, com a presença de três lideranças do MST, um do CETA, ministros da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário, Incra e Codevasf.

- Delegado da polícia federal em Juazeiro, Alexandre Almeida Lucena, afirma não pretender usar a força para desocupar o prédio.