quinta-feira, maio 03, 2007

Cerca de três mil pessoas participam de ato popular contra a transposição


Cerca de três mil pessoas invadiram o Centro da capital sergipana durante manifestação, contra o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. O ato popular, promovido pela Seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), O Comitê da Bacia do Rio São Francisco e as entidades do Fórum em Defesa do Rio São Francisco conquistou a adesão da grande maioria da população. Quem não pode acompanhar a passeata, que saiu da sede da OAB/SE, com destino à Praça Fausto Cardoso, acenou positivamente em sinal de apoio à mobilização.

Representantes de dezenas de entidades da sociedade civil organizada, ribeirinhos, políticos, pessoas idosas, estudantes secundaristas, estudantes universitários, profissionais liberais, enfim todos os segmentos sociais estão representados na manifestação. Artistas sergipanos também deram sua contribuição e apoio ao movimento da OAB/SE. Entre eles, Sergival, Chiko Queiroga e Antonio Rogério.

O presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, o Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco e o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Antonio Carlos Góis, deram boas vindas aos manifestantes e agradeceram o apoio que as entidades receberam da população em Aracaju. "Esta manifestação resgata a cidadania às ruas e dá início às atividades do Fórum da Cidadania da OAB/SE para discutir, deliberar e sugerir políticas públicas relevantes para o Estado", disse Henri Clay em seu pronunciamento. "Agradecemos a todos e à maturidade da classe política neste ato, que não quiseram fazer proselitismo partidário", enfatizou o presidente da OAB/SE.

Na Praça Fausto Cardoso, os manifestantes assistiram ao show de Antonio Rogério e Chiko Queiroga na Praça Fausto Cardoso. Os dois artistas sergipanos comandam a Associação Xocos - Associação Sergipana de Autores e Intérpretes Independentes -, que apóia irrestritamente a manifestação organizada pela OAB/SE contra o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco.

Presidente da OAB Nacional cobra do STF julgamento de ações judiciais contra o projeto de transposição
20/04/2007, 16:44
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, já está entre os manifestantes na Praça Camerino, em Aracaju, onde acabou de iniciar o ato popular contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. O ato popular é promovido pelo Conselho Seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE).

Para Cezar Britto, é importante que o Supremo Tribunal Federal julgue em breve espaço de tempo o mérito das ações judiciais que tramitam naquela corte contra o projeto de transposição. Entre os instrumentos jurídicos que tramitam no STF, destaca-se a ação popular impetrada na segunda-feira pelo presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade. "Em obras que movimentam grandes quantias, é importante que se tenha segurança jurídica para a sua execução", comenta Britto. "É importante que o Supremo discuta de forma definitiva a matéria e não de forma provisória por meio de liminar", observa o presidente do Conselho Federal da OAB.

Cezar Britto elogiou a iniciativa da OAB/SE em promover o ato popular contra o projeto de transposição. Na sua opinião, mobilizações deste porte são importantes instrumentos do Estado Democrático de Direito para levantar discussões sobre um assunto tão polêmico quanto é o projeto de transposição das águas do São Francisco. "Traz à tona a questão e é um meio de convencer os demais setores para revogar ou modificar o projeto de transposição", observa o presidente do Conselho Federal da OAB.