segunda-feira, maio 26, 2008

Conquista do Povo Camponês

RELATORIO DA REUNIÃO NA COMUNIDADE BOM JARDIM POÇO REDONDO

Data: 08/05/2008


Participantes:

  1. Mães e Pais de alunos de 1° a 4° serie

  2. Gilvaneide, Rosalvo, Inês e Izabel – Coordenação Estadual do MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores.

  3. Roberto Araújo – MST

  4. Prefeita Iziane

  5. Secretario de Educação Zé de Lídia


A reunião aconteceu na Escola municipal da Comunidade Bom Jardim, e teve inicio às 3 horas da tarde onde as Mães e Pais colocaram suas reivindicações para Prefeita Iziane. Dois pontos foram destacados: Abertura da Escola e Infra-estrutura da Escola.

Relato das famílias:

  • A escola foi fechada no 2° semestre de 2007, alegou-se na época que a infra-estrutura do Colégio Dom Jose Brandão de Castro tinha melhor estrutura, para onde as crianças foram deslocadas;

  • Algumas Mães e Pais ainda tentaram se organizar para reabrir a escola, porém não tiveram apoio de todos;

  • A coordenadora do Grupo de Base do MPA do Bom Jardim (Baixinha) convidou a Direção do Movimento para uma reunião com as famílias que aconteceu no mês de setembro 2007;

  • Que no Bom Jardim tem 23 estudantes de 1° a 4° serie.

Relatos desta reunião:

- algumas Mães não queria lutar pela reabertura da Escola, compreendia que para as crianças seria melhor estudar no Colégio Agrícola, pois tinha merenda (iogurte).

- algumas Mães e Pais disseram que as condições do transporte escolar eram péssimas e temia pela segurança dos filhos e filhas.

- tirou-se duas pessoas da comunidade para conversar com a secretaria de educação e a prefeita, que não avançou.

- também existia a problemática das crianças menores de 5 anos que ficaram sem poder ir pra escola.

Nestas reuniões com o MPA sempre foi colocado à necessidade da reabertura da escola, pois esta é um patrimônio da comunidade, onde se realiza: festas, missas, encontros, reuniões e principalmente pelo fato de que o Estatuto da Criança e do Adolescente e as Leis de Diretrizes Básicas garantem educar crianças menores de 16 anos no seio de sua família. E para que estas Leis fossem garantidas somente com Organização e União da Comunidade.

  • Uma segunda reunião aconteceu no mês de abril, com a presença de Rosalvo Coordenador Estadual do MPA em Poço Redondo, onde se encaminhou:

  • - reunião com a prefeita Iziane;

Na reunião com a prefeita Iziane discutiu-se e encaminharam-se as seguintes questões que foi assumido pela prefeita Iziane:

  1. Abertura da escola no mês de Maio, proposta de até o dia 15/05;

  2. Solicitação de:

- 15 cadeiras

- 1 bebedor

- 1 fogão

- panelas, pratos, copos, colheres.

- 1 tampa pra caixa d’água ou uma caixa nova

- uma sala de pré-escolar, (Roberto Araújo, candidato a prefeito de Poço Redondo prometeu e garantiu as famílias, caso eleito abrirá o pré-escolar na comunidade)

- que a professora não fosse Leleda, mas outro Profissional;

- que caso a professora Leleda (que tem a portaria do município) não aceitasse voltar pra o Bom Jardim, outra pessoa fosse deslocada pra essa comunidade. Detalhe: Existe um problema entre a Prof. Leleda e alguns Pais e Mães.

- o MPA vai acompanhar o processo de reabertura da escola, que seja sem conflito e transtornos pra ambas as partes (Estudantes, Mães e Pais e Professores).

  • Representantes da Comunidade para acompanhar os encaminhamentos tirados e negociar com o poder publico municipal:

- Maria José (Baixinha)

- Maria Aparecida

- Adriano

- Aparecida

- Gilvaneide e Izabel - MPA

É importante afirmar, a Luta pela Reabertura da Escola é da Comunidade de Bom Jardim, fatores políticos partidários não influenciaram e nem influência na decisão e vontade do povo da comunidade. Esta é uma luta pela Educação Camponesa, que se respeite à cultura e a realidade do povo. A educação de cima para baixo não nos serve, queremos ser parte, e parte ativa nas tomadas de decisões, construir junto, queremos ser protagonistas de nossa própria historia.

EDUCAÇÃO CAMPONESA É CAMPONÊS EDUCANDO CAMPONÊS