RELATORIO DA REUNIÃO NA COMUNIDADE BOM JARDIM POÇO REDONDO
Data: 08/05/2008
Participantes:
Mães e Pais de alunos de 1° a 4° serie
Gilvaneide, Rosalvo, Inês e Izabel – Coordenação Estadual do MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores.
Roberto Araújo – MST
Prefeita Iziane
Secretario de Educação Zé de Lídia
A reunião aconteceu na Escola municipal da Comunidade Bom Jardim, e teve inicio às 3 horas da tarde onde as Mães e Pais colocaram suas reivindicações para Prefeita Iziane. Dois pontos foram destacados: Abertura da Escola e Infra-estrutura da Escola.
Relato das famílias:
A escola foi fechada no 2° semestre de 2007, alegou-se na época que a infra-estrutura do Colégio Dom Jose Brandão de Castro tinha melhor estrutura, para onde as crianças foram deslocadas;
Algumas Mães e Pais ainda tentaram se organizar para reabrir a escola, porém não tiveram apoio de todos;
A coordenadora do Grupo de Base do MPA do Bom Jardim (Baixinha) convidou a Direção do Movimento para uma reunião com as famílias que aconteceu no mês de setembro 2007;
Que no Bom Jardim tem 23 estudantes de 1° a 4° serie.
Relatos desta reunião:
- algumas Mães não queria lutar pela reabertura da Escola, compreendia que para as crianças seria melhor estudar no Colégio Agrícola, pois tinha merenda (iogurte).
- algumas Mães e Pais disseram que as condições do transporte escolar eram péssimas e temia pela segurança dos filhos e filhas.
- tirou-se duas pessoas da comunidade para conversar com a secretaria de educação e a prefeita, que não avançou.
- também existia a problemática das crianças menores de 5 anos que ficaram sem poder ir pra escola.
Nestas reuniões com o MPA sempre foi colocado à necessidade da reabertura da escola, pois esta é um patrimônio da comunidade, onde se realiza: festas, missas, encontros, reuniões e principalmente pelo fato de que o Estatuto da Criança e do Adolescente e as Leis de Diretrizes Básicas garantem educar crianças menores de 16 anos no seio de sua família. E para que estas Leis fossem garantidas somente com Organização e União da Comunidade.
Uma segunda reunião aconteceu no mês de abril, com a presença de Rosalvo Coordenador Estadual do MPA em Poço Redondo, onde se encaminhou:
- reunião com a prefeita Iziane;
Na reunião com a prefeita Iziane discutiu-se e encaminharam-se as seguintes questões que foi assumido pela prefeita Iziane:
Abertura da escola no mês de Maio, proposta de até o dia 15/05;
Solicitação de:
- 15 cadeiras
- 1 bebedor
- 1 fogão
- panelas, pratos, copos, colheres.
- 1 tampa pra caixa d’água ou uma caixa nova
- uma sala de pré-escolar, (Roberto Araújo, candidato a prefeito de Poço Redondo prometeu e garantiu as famílias, caso eleito abrirá o pré-escolar na comunidade)
- que a professora não fosse Leleda, mas outro Profissional;
- que caso a professora Leleda (que tem a portaria do município) não aceitasse voltar pra o Bom Jardim, outra pessoa fosse deslocada pra essa comunidade. Detalhe: Existe um problema entre a Prof. Leleda e alguns Pais e Mães.
- o MPA vai acompanhar o processo de reabertura da escola, que seja sem conflito e transtornos pra ambas as partes (Estudantes, Mães e Pais e Professores).
Representantes da Comunidade para acompanhar os encaminhamentos tirados e negociar com o poder publico municipal:
- Maria José (Baixinha)
- Maria Aparecida
- Adriano
- Aparecida
- Gilvaneide e Izabel - MPA
É importante afirmar, a Luta pela Reabertura da Escola é da Comunidade de Bom Jardim, fatores políticos partidários não influenciaram e nem influência na decisão e vontade do povo da comunidade. Esta é uma luta pela Educação Camponesa, que se respeite à cultura e a realidade do povo. A educação de cima para baixo não nos serve, queremos ser parte, e parte ativa nas tomadas de decisões, construir junto, queremos ser protagonistas de nossa própria historia.
EDUCAÇÃO CAMPONESA É CAMPONÊS EDUCANDO CAMPONÊS