quinta-feira, abril 03, 2008

Empresa NORCON Continua Ameaças contra Comunidade Pesqueira

Na região da Foz do São Francisco um dos maiores problemas vivenciados pelas populações tradicionais são as ameaças dos latifundiários que dominam as terras públicas. Terras de beira rio e pequenas ilhotas são desfrutadas pelos latifundiários como se fossem donos, impedindo as comunidades de viverem em seu ambiente tradicional de usufruir e de morar.

Agora é a vez da NORCON, empresa de construção civil que pretende construir um grande resort nesta região (grande hotel). Aliados aos latifundiários, a empresa ameaça as comunidades de expulsão e obriga pescadores a venderem coqueiros. A investida é uma forma de manter os moradores calados quanto a resistência no local. “Caso eles não vendam os coqueiros e se retirem deste lugar nós vamos vender esse local pra outra empresa que poderá ser pior do que nós”. Ameaçou um dos acionistas da empresa avisando aos moradores.

Os moradores da Resina descreveram: ”quando eles chegam é de helicóptero e com ar de superioridade como se fossem donos de nosso lugar, disseram que “lá vai ser meu campo de golfe”, disse um dos donos esnobando poder, se referindo ao lugar onde estão nossas casas”.

A Comunidade Resina possui cerca de 42 famílias pescadoras e pescadoras artesanais que tira do rio o seu sustento. A comunidade vive da pesca e de pequenas roças. No INCRA e na justiça tramita ação para garantir o uso e a regulação das terras públicas em favor da Comunidade.