quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Campanha por uma verdadeira Revitalização!


Jornada de Luta contra a Transposição!

A Campanha da Fraternidade de 2007 assume o compromisso de conhecer e defender a vida da Amazônia. É urgente salvar o meio ambiente, para salvar a vida no planeta e a nós mesmos. Em sintonia com a Amazônia nos colocamos numa grande Jornada de luta pela Revitalização do Rio São Francisco, contra a transposição de suas águas.
Hoje vemos o resultado com as drásticas mudanças climáticas, resultado da destruição dos últimos 60 anos, amanhã não saberemos como será. No Brasil a situação tende a se agravar principalmente na Amazônia e no Nordeste. E ainda querem dar o golpe final no Rio São Francisco. Natureza e povo ameaçados pelo projeto de transposição, pelo reforço à antiga e atual “indústria da seca”.
O Governo Lula tem atropelado a sociedade para implantar esta mega-obra da transposição. Cai a máscara do Governo, que demonstra um falso diálogo com a sociedade e impõe suas vontades numa obra injusta que não beneficia quem necessita de água, a população espalhada na caatinga.
O verdadeiro objetivo da transposição é o modelo agronegócio exportador para atender e interesses empresariais. Mais de 70% das águas iriam para produção e exportação de frutas e criação de camarão. Para o setor industrial e centros urbanos iriam 26%. Apenas 4% iriam para a população espalhada nas caatingas. Os impactos são os graves problemas ambientais e sociais, além do custo elevadíssimo que a sociedade nordestina arcará através das contas de água. Até hoje, muitas pessoas passam fome e sede não muito distantes da calha do São Francisco. É uma obra injusta que viola direitos das populações tradicionais, gera desarmonia e divisão nacional.
A solução para o acesso a água no Nordeste é o melhor aproveitamento e a distribuição justa da água disponível e suficiente, mais viável e menos onerosa. São necessários Projetos verdadeiros de Convivência com o Semi-Árido e de Revitalização, com respeito às populações tradicionais, ao cerrado, à caatinga, cuidado com afluentes, matas ciliares e lagoas marginais, saneamento, despoluição, vazão ecológica ideal que garanta a biodiversidade.
O São Francisco pede socorro. Só com o povo na rua é que conseguiremos barrar a mega-obra e revitalizá-lo. Participe da Jornada de luta contra a transposição.
Dia 12 de março acampamento em Brasília. Venha e Proteste!

O São Francisco pede nosso grito!
Vamos pra rua barrar a Transposição!

Fórum de Articulação Popular
São Francisco Vivo: Terra, Água, Rio e Povo!
Contatos: baixosaofrancisco@gmail.com
Telefax: 75. 3281 0848