sábado, fevereiro 24, 2007

Pescadores Artesanais protestam no Ministério do Trabalho

Pescadores ainda não receberam seguro defeso e passam necessidade de fome

Cerca de 600 pescadores artesanais do Rio São Francisco, nos Municípios de Petrolândia e Jatobá em Pernambuco, ainda não conseguiram receber o seguro defeso. Os meses de novembro de 2006 a fevereiro de 2007 é o período de reprodução dos peixes onde fica proibida a sua captura. Desde janeiro, os pescadores encaminharam documentações necessárias para o andamento do processo de seguro, mas o posto do Ministério do Trabalho local até o ultimo dia 23 deste, não havia encaminhado os processos do benefício para a sede em Recife. Os pescadores prejudicados denunciaram o caso e realizam protestos nesta próxima segunda-feira dia 26/02/07 na sede do Município em Petrolândia.

Muitas comunidades de pescadores artesanais estão em situação de emergência. “Sem poder pescar, os mercados locais não fornecem mais alimentos e muitas famílias passam necessidade de fome. A Vila dos Pescadores no complexo do Icó Mandantes há meses não tem o que comer. São 39 famílias em situação de risco, sem água tratada e sem poder se alimentar. Já tem até criança desnutrida”. Avisa o presidente da Colônia de Petrolândia, Pedro de Souza.

A Vila dos Pescadores do Icó Mandantes está situada na barragem de Itaparica, local da tomada de água onde seriam construídos os canais da transposição do eixo leste. Segundo o pescador Manoel dos Santos, a situação vai ficar pior, pois já receberam aviso do Ministério de Integração que terão de sair do local. “Aonde vamos viver, sem lugar pra ficar e sem poder nem pescar”. Desabafou o pescador, ameaçado pela mega-obra.

Quanto ao seguro-defeso, o chefe do posto, Adeilton Nunes, alegou que não encaminhou a documentação porque ainda tem documentos pra receber dos pescadores e que prefere encaminhar tudo de uma vez, alegou também, que o seu cartão de despacho nos correios está em atraso, impossibilitando fazer o envio. Os pescadores reinvidicam, a destituição do chefe do posto e a nomeação imediata de alguém que resolva o problema dos prejudicados. Reivindicam ainda, a liberação imediata do seguro-defeso por parte do Ministério do Trabalho.

Petrolândia – PE, 24/02/07

Mais informações:

Alzení Tomáz – CPP NE Baixo São Francisco
75. 3281 0848
Pedro de Souza – Presidente da Colônia de Pescadores de Petrolândia –
87. 9617 6694.